• O manual de ética é ideal para todo Bruxo ficar ciente de éticas que são indispensáveis ao uso das cartas do tarot Clow assim como também são importantes as éticas tradicionais de Bruxo que serão citadas aqui. Claro que para quem é Bruxo e pratica apenas o Tarot Clow como amuleto acompanhado deste site, provavelmente não segue nenhuma religião e talvez trabalhe com diversas divindades. Todos sabemos que muitas regras e limitações existem apenas em religiões específicas, mas o código de ética do Bruxo é indispensável para qualquer seguidor não falhar em situações graves e não ser considerado um Warlock (enganador; não bruxo ou bruxo traíra; termo usado na idade média na época de caça as bruxas quando um bruxo se rendia e entregava outros bruxos para a morte na fogueira).
    Em todas as coisas novas que você aprendeu na vida, existiu um conjunto de regras. No jardim de infância, você, aprendeu a dividir as coisas e a não empurrar os outros. No futebol você aprendeu as regras do jogo, os limites e como marcar pontos. Na matemática, você aprendeu a manipular os números; e, nas aulas de gramática, aprendeu as regras da escrita e pontuação. Na Magia e na Feitiçaria, também existem regras. Algumas serão óbvias, como o resultado de uma jogada bemsucedida. Outras serão mais difíceis de entender e aplicar, como as regras do uso da vírgula e da escrita com x ou z. Tenha certeza de que a experiência trará maior entendimento.

    Uma nota final antes de começarmos a discutir essas regras: você deve entender muito bem a diferença entre a magia real e a ilusão. A ilusão é uma prática do artista, como a dança ou música. O ilusionista pode fazer elefantes dançarem ou tigres desaparecerem. A Magia é a arte e a ciência de manipular probabilidades. O feiticeiro controla sua vida e muda seu destino por meio da interação com o Universo em todas as suas dimensões. Estar ciente das regras de ética é:

    Isso não é religião;
    Praticas paganistas com as cartas clow não é e nunca será uma religião. Porém existe bruxos que seguem diversos deuses ou até mesmo religião específica pagã, isso é opcional.

    A Magia é real;
    As coisas que você consegue por meio dos feitiços, encantamentos e invocações afetarão seu futuro. Os seres que você chama para dentro de seu Mahoujin existem no Reino Espiritual. A Magia é real, não é uma metáfora. Os símbolos e correspondências que você aprenderá são instrumentos que o capacitam a controlar sua realidade.

    Conheça a si mesmo;
    Sócrates certa vez disse a seus discípulos que "uma vida não examinada não vale a pena ser vivida". Enquanto segue o caminho do aprendiz, mantenha um Diário Mágico. Suas notas e observações o permitirão descobrir quem você é realmente e o que deseja de verdade. Por meio da meditação e foco, você aprenderá como reagir a eventos e coisas de maneiras específicas. À medida que aprende mais sobre si mesmo, você obterá o conhecimento de que necessita para ajudar e se tomar o feiticeiro que deseja ser.

    Existem bruxos (feiticeiros) homens e mulheres;
    A bruxaria na idade média foi sim composta por mais mulheres do que homens, porém sempre existiu bruxos e isso foi crescendo cada vez mais na bruxaria moderna.

    A melhor maneira de prever o futuro é criá-lo;
    Faz parte da natureza humana desejar saber de antemão o que vai acontecer. Muitas pessoas em toda a História e em nosso tempo presente procuraram videntes e formas de adivinhação para descobrir o que está por vir. O feiticeiro tem o poder de criar o futuro que deseja. Manifestar o que você deseja para a sua vida o ajudará a prever seu futuro.

    Questione a autoridade;
    "Porquê?" é uma expressão muito poderosa. Como aprendiz, você deve perguntar "por que" uma determinada coisa é feita e "por que" é feita de uma maneira específica. Entender o "porquê" leva a um melhor entendimento do "como". Sua habilidade em perguntar por que pedem ou esperam que você faça alguma coisa o protegerá. O questionamento pode e deve ser feito com respeito ao professor. No entanto, esteja sempre preparado para se levantar e dizer "não" quando alguém lhe der uma instrução que vai contra aquilo que você sabe ser do seu interesse. Sua habilidade em questionar o protegerá de pessoas que desejam manipulá-lo. Esteja certo de entender os "porquês" antes de agir. Respeite aqueles que trilharam esse caminho antes, e aprenda com eles. Mas se eles disserem: "Isso não pode ser feito", é muito provável que possa ser feito ou que exista um outro meio de atingir o mesmo objetivo. Eu digo: se funcionar para você, use-o; caso contrário, não o use.

    A Magia é tanto uma arte quanto uma ciência experimental; 
    Algumas pessoas, assim como alguns artistas, são naturalmente bons em Magia. Contudo, com prática, alguém que não é tão bom quanto os outros pode com facilidade se tornar melhor do que aqueles que não se esforçam. Lembre-se de que autores, escritores e palestrantes tentam partilhar a magia da melhor maneira possível. Mas isso não significa que funcionará com perfeição para você. Experimente e use o que os outros dizem como se fosse um guia, não como uma lei.

    A intenção controla os resultados, tenha sempre um propósito;
    O instrumento mais poderoso de um feiticeiro é sua intenção sua vontade de manifestar o que almeja. Se o desejo for por conhecimento, então uma intenção de se tornar um estudante dedicado permitirá que você realize seu desejo. Todavia, se seu desejo é tirar a nota máxima no teste sem o estudo necessário, os resultados obtidos serão provavelmente decepcionantes. Na Magia, é muito importante ter uma intenção clara antes de começar a Obra.

    Tome cuidado com o que faz e diz, suas palavras tem poder;
    A Magia acontece o tempo todo; não apenas quando você está em um ritual.

    Não invoque aquilo que não puder mandar embora;
    Já estabelecemos que a Magia é real. Os elementais, divindades e espíritos existem de fato e estarão presentes quando forem chamados. Alguns são mais amigáveis do que outros; todos têm seus próprios planejamentos, que podem não ser iguais aos seus. É muito importante que você possa mandar seus visitantes de volta para os reinos aos quais pertencem antes de convidá-los ao seu.

    Sempre considere as opções;
    Sempre há opções; vários modos de agir ou não agir. Como a Magia opera inserida nas leis superiores do Universo, é verdade que, para cada ação, existe uma reação igual e oposta. Sua análise das opções de qualquer situação deve incluir o entendimento das consequências, usando ao máximo as habilidades que possui. Às vezes, uma terceira ou quarta opção é melhor do que aquela que as pessoas acreditam ser a única escolha possível. O corolário é sempre pensar antes de agir.

    O trabalho não está pronto até que você tenha guardado os instrumentos e arrumado a bagunça;
    Isso é verdade quando você está fazendo a sua lição de matemática, ou construindo um modelo, ou lançando um encantamento. A tarefa não está completa até que você tenha colocado tudo de volta no seu devido lugar e deixado o local de trabalho em seu estado natural. Um Mahoujin em desordem drenará o foco de seu trabalho, desfazendo aquilo que você se esforçou para criar.

    Mantenha silêncio a respeito de um trabalho de Magia por 24 horas;
    Pois sua análise pode gerar dúvidas e, por conseguinte, enfraquecer a intenção que amarra o seu encantamento. Como vimos antes, sua intenção controlará os resultados. Quando sua obra estiver completa e o local de trabalho, de volta a seu estado apropriado, então você precisará manter silêncio acerca do que realizou. Uma análise pode gerar dúvidas que enfraquecerão sua atenção e foco e reduzirá, assim, a energia positiva que flui para seu encantamento. Você deve registrar imediatamente no diário (grimório) aquilo que fez e como se sentiu. Espere 24 horas, depois discuta seu trabalho com aqueles em quem confia. Depois desse período de espera, você pode começar a explorar quais resultados observa e analisar como conseguiu realizar o trabalho, com o objetivo de tomá-lo mais forte na próxima vez. Enquanto trilha o caminho do aprendiz, essas regras o fortalecerão e o protegerão. Aprenda-as bem.

    Ao iniciar seu tarot, após nunca mais use-o para brincadeiras;
    Seu tarot Clow é algo sagrado para seus rituais, conexão com divindades etc, nele há toda sua energia espiritual e de maneira alguma utilize para desenhar, brincar ou deixar em mãos de outras pessoas. Evite deixar que toquem em seu baralho após iniciado, caso aconteça será necessário realizar uma limpeza espiritual com o mahoujin (círculo mágico) aberto para que sua energia retorne as cartas;

    Esqueça o anime Cardcaptor Sakura quando praticar seu tarot Clow;
    De maneira alguma mistura figures e objetos do anime em seus rituais, isso não é brincadeira.

    Informações das cartas no anime/mangá nunca se aplicam a vida real;
    Fique claro que a magia de Sakura Kinomoto em Cardcaptor Sakura é fictícia, é uma animação japonesa com muitas referências ao mundo pagão, mas não é real. Qualquer informação ou regra do anime em relação as cartas nunca se aplicam ao mundo bruxo.

    O tarot Clow é poderosíssimo e foi inspirado no paganismo oriental e ocidental;
    Como você já deve saber o tarot na vida mágica tem outro sentido e outra forma de "poder" em relação as cartas no anime/mangá. Você precisa apenas estudar muito e praticar com frequencia para atingir seus objetivos e desejos na vida com o meio mágico.

    Respeite outras crenças;
    Não é todo mundo que será um seguidor do paganismo como você, nem todo mundo consegue entender bem o que é bruxaria e até mesmo conseguir ser um, você só precisa ser paciente e gentil com todos, sua indiferença em relação aos "mundanos" será a melhor forma de se posicionar, ao invés de abrir uma discussão sem fim. Você acredita em suas forças e ele acredita nas dele, cada um em seu "quadrado", seja sigiloso com estranhos em relação a "ser bruxo".

    Agora segue uma lista também importante de éticas que Bruxos constumam seguir:
    ▬ Ser um estudioso constante da vida;
    ▬ Ver o Divino na Natureza e a Natureza no Divino;
    ▬ Não dizer uma palavra e ser ouvido com clareza;
    ▬ Liderar sem força e ensinar sem orgulho;
    ▬ Tomar as coisas e os ambientes mais mundanos, sentir a magia interna deles e ser capaz de abrir essa porta para os outros;
    ▬ Olhar para a infinidade: escutar do céu noturno e senti-la como uma fonte que inspira reverência;
    ▬ Amar a beleza do paradoxo e sempre ser capaz de ver o humor cósmico nos momentos mais difíceis;
    ▬ Ser capaz de mudar, de modo a se misturar ao ambiente ou se tomar invisível, se necessário ... , fazendo com que aqueles que o cercam se sintam seguros e ouvidos;
    ▬ Tentar manter seu centro calmo e a mente clara quando tudo ao seu redor estiver caótico;
    ▬ Abrir seus olhos internos e ver de verdade;
    ▬ Dizer "Eu não sei" "Não entendo sobre isso, mas tenho interesse"... e perceber que isso é uma grande sabedoria; que não há problemas em dizer isso;
    ▬ Ter compaixão por todos os seres e saber quando curar ou quando ser uma testemunha;
    ▬ Saber que os segredos da Magia são conferidos aos que têm o coração aberto;
    ▬ Falar com os deuses e saber que é rito generoso; viver com coragem e ouvido;
    ▬ Tomar suas próprias decisões; trilhar seu próprio caminho; e jamais seguir outros cegamente;
    ▬ Conhecer a coragem e o poder da não violência e a força diligente de uma mente aguçada;
    ▬ Conjurar uma história ou mito que precisem ser entendidos em um dado momento;
    ▬ Procurar conhecer plantas e criaturas selvagens e chamá-las de amigas e aliadas.
    ▬ Ter um espírito que brilha nas trevas;

    (Katlyn Breene)

    Nota final: Um feiticeiro deve ter um total autocontrole; ser capaz de compartilhar gratuitamente; manter seu ambiente limpo; projetar sua vida; criar espaços sagrados; respeitar as crenças e verdades dos outros; tomar conta de suas próprias necessidades básicas; trabalhar de modo eficiente com e sem instrumentos mágicos; encarar os desafios com confiança; criar música e arte; andar com responsabilidade sobre a Terra; ouvir tanto quanto falar; exercitar o bom julgamento; assumir responsabilidades; ser gentil; criar rituais; escrever poemas; equilibrar as contas; construir um muro; ajudar os vulneráveis; confortar os que vão morrer; obedecer a ordens; dar ordens; evitar reações do ego; agir sozinho; cooperar em um grupo; resolver dilemas; analisar um problema novo; fazer tarefas domésticas com alegria; programar um computador; preparar uma refeição saudável; lutar com eficiência; evitar conflitos com bruxos; cultivar um espírito generoso; viver com coragem e morrer com elegância; Etilismo é para inseguros. (Abby Willowroot)

    Acima de tudo, um feiticeiro deve conhecer a si mesmo - o que o motiva e quais são suas fraquezas -, pois sem esse conhecimento ele não é um feiticeiro. (Rev. Pete Pathfinder Davis)

    Fonte: Informações sobre a ética do bruxo tradicional retiradas do livro "Grimório para o Aprendiz de Feiticeiro". As éticas das cartas clow não incluem no livro, pois é uma nova experiência executada exclusivamente para o site CardCaptors.com.br